Ciclistas que desejam fazer o rastreamento de bicicletas encontram um dilema: Onde esconder o rastreador?
Nos próximos parágrafos vamos dar sugestões de esconderijos para rastreadores de bicicletas portáteis, como o TK 913 e similares.
Os roubos de bikes têm preocupado cada vez mais os ciclistas brasileiros. Em São Paulo foram registrados cerca de 9.195 roubos e furtos de bicicletas, entre janeiro e setembro de 2020, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
Visando combater essa estatística, ciclistas têm adotado métodos cautelosos em relação aos bandidos. Além do cuidado tradicional do uso de correntes com cadeados, o uso de um sistema de rastreamento pode ser de grande ajuda na hora de recuperar uma bicicleta que foi furtada/roubada.
Existem muitos modelos de rastreadores portáteis que podem ser utilizados em bikes. Há aqueles que simulam lanternas traseiras, como o TK 906; outros são pequenos a ponto de poder escondê-los dentro da bicicleta, como o TK 913. Neste post, vamos focar no modelo que pode ser escondido.
Abordamos tecnicamente esses modelos na Academia do Rastreamento. Aprenda agora!
Mas onde esconder um rastreador em uma bicicleta? Confira os esconderijos nos próximos parágrafos.
Rastreador embaixo do selim
É um lugar incomum e bem camuflado. O rastreador fica escondido, e em caso de furto/roubo, os bandidos precisam virar a bicicleta para encontrá-lo.
A instalação é simples, basta prender o rastreador embaixo do selim com o auxílio de uma fita dupla-face de boa qualidade, de modo que a entrada USB fique acessível para carregamento.
Para recarregar, não recomendamos que retire o rastreador de baixo do selim, evitando o desgaste da cola. É possível conectar um cabo longo no aparelho para recarregá-lo. Caso não tenha, é possível remover o selim da bike e deixá-lo próximo da tomada para fazer a recarrega.
O esconderijo em geral atende o propósito de esconder o rastreador na bike, mas é facilmente descoberto após uma boa análise na bicicleta.
Rastreador dentro do quadro
O quadro é um dos poucos lugares onde o rastreador fica completamente oculto em uma bicicleta. Em caso de furto/roubo, os bandidos podem demorar para encontrar o rastreador, e esse pode ser o tempo necessário para encontrar sua bike através da plataforma Mobiltracker.
Para a instalação, fixe o cabo USB no rastreador com o auxílio de uma fita adesiva ou isolante. Retire o canote da bicicleta, e insira o equipamento dentro do tubo do quadro. Instale a ponta do cabo USB (que será ligada na fonte) na área interna do canote, com o auxílio de um pequeno ímã. Quando o canote for retirado do tubo, o cabo será puxado para fora pelo ímã, facilitando assim uma eventual carga.
Quando se pensa em esconderijos para rastreadores em bikes, essa a melhor opção, pois o aparelho fica completamente oculto, e, graças à instalação, de fácil acesso.
Conclusão
Neste post apresentamos algumas ideias de esconderijos para rastreadores em bicicletas. Um deles está mais exposto, enquanto o outro está mais oculto. Porém, é válido lembrar que existem vários modelos de bikes no mercado, e que nem todas têm o espaço necessário no selim para alojar um rastreador, assim como o tubo do quadro largo o suficiente para esconder um equipamento. No fim, tudo depende da sua necessidade.
Gostou dos esconderijos? Visite nosso Blog e confira outras postagens como essa!
Equipe Mobiltracker