Existem diversos mistérios a respeito do envio de comandos SMS para rastreadores. São comportamentos atípicos na comunicação com estes aparelhos. Chamamos de "mistérios" por se tratarem de aspectos nebulosos do funcionamento de chips.
A Mobiltracker há muito tempo realiza testes para tentar entender melhor o comportamento de chips em rastreadores, e ao longo dos anos documentamos todos os comportamentos atípicos que encontramos, bem como possíveis soluções e maneiras de contorná-los. Listamos alguns destes mistérios aqui para você que estava com dificuldades. Abaixo está uma síntese de todas as informações que reunimos até agora. 1- Bloqueio no envio de SMS:
Por algum motivo, chips de diversas operadoras bloqueiam o envio de comandos SMS. Nossa hipótese é que são medidas implementadas para limitar o envio de mensagens SPAM, mas não há confirmação por parte das empresas. Abaixo você pode ler o que sabemos sobre os bloqueios de cada operadora:
A TIM sempre está um passo à frente em relação a esses bloqueios, por se tratar de uma operadora que quase nunca bloqueia os SMS enviados e recebidos do rastreador.
A VIVO tem o seu bloqueio de SMS em algumas palavras-chave utilizadas nas configurações e comandos de rastreadores, como no exemplo dos comandos FIX e RESUME dos modelos Coban. Isso dificulta a configuração de rastreadores, já que o comando FIX é o comando de início de rastreamento, e temos inúmeros relatos de usuários que bloquearam seus veículos e não conseguiram enviar o comando RESUME para desbloquear. Acesse o nosso vídeo clicando aqui e veja como contornar este problema.
A CLARO por sua vez tem uma limitação em relação a quantidade de caracteres a serem enviados para o rastreador. Ou seja, mensagens muito longas podem ser interceptadas pela operadora por serem tratadas como uma mensagem a ser enviada para uma máquina, como na imagem abaixo.
A OI, assim como a VIVO, também possui o bloqueio de palavras-chave, porém o número de termos bloqueados é bem maior. Por este motivo, a Oi é a pior operadora para utilizar em seu celular quando se trata de configurar e enviar comandos a um rastreador.
2- Bloqueio no envio de SMS:
Há também um certo bloqueio em relação à interoperabilidade entre operadoras, ou seja, a troca de informações entre uma operadora e outra, a maneira como elas se operam entre si. Seguem dois exemplos a seguir.
Temos alguns casos em que a TIM não envia comandos para os chips que são VIVO. Ou seja, você tenta enviar um comando de um celular que possui o chip da TIM para um rastreador que possui um chip da VIVO e o mesmo não recebe o comando de configuração.
Outro caso que podemos destacar aqui, são os chips da ARQIA (CHIP M2M que utiliza a infra-estrutura da TIM) que não recebem SMS de configurações da CLARO.
3- Cuidados no envio de mensagens utilizando o Messages do Google:
Utilizando o Messages do Google (Aplicativo de envio de SMS do Google) existem duas maneiras de enviar o SMS, utilizando a rede GSM e a rede GPRS. Para que o rastreador receba e interprete o comando enviado, é necessário que os SMS sejam enviados utilizando a rede GSM. Abaixo temos um exemplo de como ficam as mensagens quando são enviadas por ambas as formas utilizando o Messages do Google.
FORMA ERRADA - ENVIADA VIA GPRS:
Observe que a coloração da mensagem enviada via GPRS é um azul mais escuro.
FORMA CORRETA - ENVIADA VIA GSM:
Observe que a coloração da mensagem enviada via GSM é um azul mais claro.
3- Relatório de entrega:
O relatório de entrega é uma forma de se certificar de que o rastreador recebeu os comandos enviados para ele. Muito cuidado, pois esse relatório de confirmação apenas lhe informa de que os comandos foram recebidos pelo rastreador, e não que ele realmente executou o comando. Para verificar se o rastreador realmente executou o comando, é necessário que ele retorne a resposta do SMS.
Há duas maneiras de receber esse relatório. Uma delas é quando você recebe um SMS de resposta dizendo que o SMS foi entregue, como mostra a imagem abaixo. Mais uma vez, cuidado, pois esse SMS recebido é o seu celular avisando que entregou para o rastreador, e não o rastreador em si respondendo.
Outra maneira é o STATUS de entregue abaixo da mensagem enviada, como mostra a mensagem a seguir.
Gostou deste conteúdo e de descobrir mais sobre os mistérios do envio de SMS para rastreadores? Continue acompanhando nossos canais.
Equipe Mobiltracker