Na Jornada do Rastreamento passamos por todos os passos de como rastrear um veículo por conta própria no Mobiltracker. Falamos desde a pesquisa que deve ser feita para escolher um rastreador até o monitoramento após a configuração do dispositivo em nosso sistema. Hoje vamos retomar um passo muito importante, trazendo informações mais detalhadas: a instalação do rastreador no carro.
Existem duas formas de fazer essa instalação. Nesse post vamos chamar de instalação completa e instalação simplificada. A grande diferença entre elas é a possibilidade de envio de comandos e a complexidade da instalação. Vamos lá?!
Instalação completa: Fazendo a instalação completa do rastreador no carro você poderá usufruir de todas as funcionalidades do equipamento rastreador – comandos de rastreamento, alarme e outros -, pois todos os fios de “comunicação” do dispositivo rastreador serão ligados aos fios da rede elétrica do carro. É comum que esse tipo de instalação seja feita perto da ignição (pós-chave) do veículo para facilitar a conexão de alguns fios.
O que são Comandos de Rastreamento? Clique aqui.
Se você quiser pode realizar essa instalação sozinho, contando com apoio de vídeos e tutoriais disponíveis na internet. Mas nesses casos de instalação sempre recomendamos a busca de um profissional com experiência, pois a qualidade da instalação também interfere na qualidade do rastreamento.
Veja também: Instalando um Rastreador Veicular
Instalação simplificada: Esse tipo de instalação é muito utilizado por pessoas que compraram seu carro há pouco tempo e preferem não correr o risco de perder a garantia da parte elétrica do veículo ou por pessoas que desejam apenas saber a localização do veículo, sem utilizar os recursos de comandos do rastreador.
Como já diz o nome, a instalação é simples. Basta acoplar o rastreador no capô do carro, diretamente na bateria. Veja passo a passo:
Desconecte os fios do rastreador antes de realizar a instalação;
Ligue o fio preto no negativo da bateria e o fio vermelho no positivo da bateria;
Encontre um local adequado para esconder o seu rastreador e cole com uma fita dupla face de alta resistência;
Coloque braçadeiras plásticas nos cabos do rastreador para garantir (caso a fita dupla face solte) que o seu rastreador não vai cair no motor ou no chão.
Viu como é simples? Mas cuidado! Esse tipo de instalação só deve ser feita com rastreadores resistentes e a prova d’água, como o TK 303, TLT 2n e outros.
Veja também: Infográfico do Rastreamento Veicular
Essas opções são para utilização de rastreadores veiculares que devem ser ligados a parte elétrica dos carros. Mas ainda existe a possibilidade de você utilizar um rastreador portátil, como o TK 102. Nesse caso não existe nenhum tipo de instalação, basta acoplar o dispositivo em algum lugar escondido no painel do seu veículo.
Sentiu falta de alguma informação? Deixe sua dúvida nos comentários :)
Equipe Mobiltracker