Uma das maiores preocupações dos pais é a decisão sobre como será a logística casa x escola dos filhos. Muitas vezes, em virtude dos horários de trabalho e tempo de deslocamento, a única alternativa é terceirizar o transporte, utilizando vans escolares. E na hora de escolher o prestador de serviço, as preocupações são muitas, pois o que está em jogo é a segurança da pessoa mais importante da sua vida!
Sabemos que nada vai eliminar sua angústia nessa hora, mas alguns cuidados podem ajudar a diminuir sua preocupação. Confira algumas dicas para avaliar com cuidado o transporte escolar do seu filho:
1. Verifique as condições do veículo: Além de estar em boas condições para transitar, o veículo deve estar higienizado, ser confortável e transmitir segurança. Todos os acentos devem ter os cintos ajustados para o tamanho de cada criança e as janelas não devem abrir mais do que 10 centímetros. Atenção: A partir de fevereiro de 2016, entra em vigor a lei que obriga o uso de cadeirinhas específicas por idade em transportes escolares.
2. Preste atenção no contrato: É imprescindível que o serviço de transporte ofereça um contrato legal, e ao firmar contrato, leia atentamente todas as combinações entre as partes. Preste atenção no período de vigência, horário de funcionamento, endereço de saída e chegada e valores acordados.
3. Conheça o motorista e seu assistente: Como as vans escolares costumam fazer trajetos de bairro, é mais fácil conhecer e conversar com o motorista e seu assistente. Peça suas formas de entrar em contato e confira se o condutor tem registro e está habilitado na categoria D. Obs.: Se o motorista tiver um curso específico para condução de crianças, é um grande diferencial.
4. Dê orientações aos seus filhos: A responsabilidade não é apenas do condutor da van escolar, também é obrigação dos pais conversar com os seus filhos sobre a forma de se comportar dentro de um veículo. Lembrar que eles devem permanecer sentados, com o cinto de segurança preso e não chamar atenção do motorista durante o trajeto, também ajuda a evitar transtornos.
5. Opte por vans que tenham controle de rota: Ainda não é muito comum, mas algumas vans já utilizam aplicativos para que os pais possam acompanhar suas rotas. Acompanhando o trajeto realizado pelos seus filhos, é possível saber se você já pode ir esperá-lo na rua ou se deve aguardar mais um pouco (mantendo a sua segurança e a de seu filho).
Veja também: 5 dicas de segurança para a volta às aulas.
Se você contrata serviços de vans escolares ou tem amigos que utilizam desse serviço, recomende que eles indiquem aos prestadores de serviço o uso de aplicativos. Com o Mobiltracker é possível acompanhar em tempo real a localização de seus filhos ou vizualizar através de um histórico de localização.
- Benefícios do rastreamento:
Os pais podem monitorar a localização dos filhos;
As escolas podem garantir e melhorar o tratamento no transporte escolar dos seus alunos;
E as empresas de transporte, além de oferecer um melhor serviço, se beneficiam por manter seus motoristas mais seguros.
Esperamos que essas dicas contribuam para segurança das suas crianças e para a sua tranquilidade :)
Equipe Mobiltracker